carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
  • cira Centro de Informações sobre Radioepidemiologia
  • cmpm Centro Médico do Parque Mambucaba
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica treina Força Nacional do SUS

27 de Agosto de 2013/HPB

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica ministrou para a Força Nacional do SUS, em agosto, o Treinamento das Ações da Área de Saúde no Atendimento a Radioacidentados.  O treinamento foi solicitado pelo próprio Ministério da Saúde, visando o preparo dos profissionais médicos dos órgãos oficiais de reposta a emergências, por conta dos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A Força Nacional do SUS foi criada a partir de um Decreto do Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ter um grupo com profissionais da área de saúde de todos os estados do Brasil trabalhando conjuntamente na prevenção e no atendimento, quando necessário, para dar resposta às grandes emergências. A Força Nacional do SUS atuou, por exemplo, no atendimento às vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no sul do país.  

Cerca de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros e bioquímicos de 15 estados brasileiros, entre eles, Bahia, Recife, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Brasília, Rio de Janeiro e Pernambuco, participaram do treinamento.

Durante uma semana o grupo discutiu os mais diversos temas relacionados ao assunto como física básica das radiações ionizantes, proteção radiológica, síndrome aguda da radiação e planejamento de resposta. Os profissionais também tiveram aulas práticas de preparação de ambientes e de simulados de atendimento a um radioacidentado e ainda visitaram as instalações da usina nuclear Angra 2.

Segundo a Diretora-superintendente da FEAM, Dra. Teresa Leite, treinar a Força Nacional do SUS é uma importante demonstração do papel cada vez mais relevante que a fundação desempenha no cenário nacional de saúde quando o assunto é atendimento a radioacidentados. “A fundação tem uma equipe composta por mais de 90 profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e bioquímicos que passam constantemente por treinamento visando à segurança dos trabalhadores da Central Nuclear. Compartilhar este conhecimento com profissionais de saúde de todo o país é algo que nos deixa extremamente satisfeitos,” concluiu.

Veja na galeria multimídia do site, as fotos que resumem os cinco dias de curso realizado pela Feam para a Força Nacional do SUS.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Um ano depois de inaugurar UTI, Hospital de Praia Brava se consolida como unidade de alta complexidade 29 de Julho de 2014/HPB

Praticamente um ano depois da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva o Hospital de Praia Brava já se consolidou como um ce...


Leilão FEAM 07 de Agosto de 2014/FEAM

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica realiza no próximo dia 20 de agosto um leilão para aliena&cc...

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco